Prefeito e Secretária de Educação se reúnem com pais e ouvem a opinião deles sobre a desativação dos anexos do CEP no Povoado de Geribá e no Distrito de Lucaia.

07/01/2020 às 11h03

Nos dias 20 de dezembro e 06 de janeiro, o Prefeito Edilson Duarte (Dico), juntamente com a Secretária de Educação, Adriana Brito, se reuniram com os pais dos alunos que estudam nos anexos do Colégio Estadual de Planalto - CEP do povoado do Geribá e do Distrito de Lucaia, respectivamente, para ouvirem a opinião dos presentes a respeito da decisão do Governo do Estado de desativar o ensino médio e EJA nessas localidades.

Há mais de 07 anos que o Estado, em parceria com o Município, implantou anexos do CEP nessas duas comunidades, buscando facilitar o acesso ao ensino médio de qualidade e desde então a iniciativa tem dado bastante certo e foi abraçada por todos os envolvidos.

Porém, no final de 2019, a comunidade foi informada de que esses anexos seriam desativados devido à quantidade inferior a 180 alunos matriculados e pelo custo que o Estado tem em manter essas unidades funcionando. No entanto, o Estado praticamente não tem custos com os dois anexos aqui em Planalto, uma vez que a Gestão Municipal custeia todos os gastos com transporte de professores, merenda escolar, manutenção e funcionários de apoio.

Ao ouvir o ponto de vista dos pais a respeito dessa decisão do Governo do Estado, o Prefeito irá encaminhar um abaixo-assinado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia e lutará junto com a comunidade para que esse direito continue sendo garantido aos alunos do Geribá e de Lucaia.