Planalto

Ajuda do Governo Federal para enfrentamento ao COVID-19 ainda não chegou a municípios baianos.

09/06/2020 às 08h39

Está circulando nas redes sociais, uma planilha do Senado Federal referente a Divisão de auxílio de todos os municípios do Brasil, nos termos do Programa Federativo de Enfrentamento ao COVID-19.

O auxílio emergencial de R$ 23 bilhões para os municípios brasileiros foi sancionado no último dia 27 de maio pelo presidente Jair Bolsonaro. Por conta dos trâmites burocráticos, o recurso ainda não se encontra disponível para as prefeituras.

“Os recursos ainda não chegaram aos cofres dos municípios, os municípios ainda não receberam nada. Serão quatro parcelas, que não serão apenas para combate ao coronavírus, uma parte do recurso é para pagar folha de pagamento, luz, água, porque se não para tudo. Essas parcelas representam apenas 30% da perda que os municípios tiveram”, afirmou Eures Ribeiro, Presidente da União dos Prefeitos da Bahia.

Para o Presidente da UPB, é muito difícil combater a pandemia do coronavírus em um ano eleitoral. Conforme ele, os prefeitos estão tendo que enfrentar a crise do coronavírus e os adversários eleitorais que fazem campanha em cima da crise da Covid-19. “Se você faz é criticado, se você não faz também é. Se você fecha o comércio você é ruim, se abre o comércio é ruim também. Então é uma loucura, é como se tivesse que trocar o pneu do carro com o carro em movimento. É algo muito difícil ser prefeito nessa época”, disse.