Unidade de Saúde da Família do povoado de Lagoa do Terto inicia ações no mês de fevereiro.

11/02/2020 às 09h04

O mês de fevereiro começou repleto de ações na Unidade de Saúde da Família do povoado de Lagoa do Terto e demais localidades que fazem parte da sua área de atuação. Essas intervenções foram além das atividades já padronizadas e efetuadas diariamente na USF, a exemplo das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, dos atendimentos de enfermagem, odontológicos, vacinação e outras.

As ações programadas pelo setor tiveram como principal objetivo a conscientização e alerta sobre diversas temáticas abordadas ao longo das semanas, por meio de salas de espera, sendo elas: Calendário Vacinal 2020; Campanha contra Sarampo - 1ª etapa; Atualização das indicações da vacina de Febre Amarela; Arboviroses; Coronavírus e Dispositivo de Intra-uterino (DIU).

Além disso, a equipe realizou encontro com o grupo de gestante da unidade no qual abordou as seguintes questões:

1- Procedimentos e a rotina pré-natal, chamando a atenção para seus benefícios

2- Desenvolvimento da gestação, modificações corporais e emocionais.

3- Sintomas comuns e orientações para as queixas mais frequentes

4- Importância do cartão da gestante com resultados dos exames complementares e

conduta clínica, que deve sempre estar com a gestante.

5 - Orientações Nutricionais e de Atividades físicas

O resultado dessas atividades reflete numa comunidade mais ativa e preocupada com o bem estar, uma vez que todos os momentos promovidos pela USF tiveram um grande número de participantes locais e engajados com a melhoria da saúde.