2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo

INFORMATIVO SOBRE O USO CONSCIENTE DO PRONTO SOCORRO- HNFS

Fonte: ASCOM
17/10/2018 às 22h30

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


PREFEITURA MUNICIPAL DE PLANALTO – ESTADO DA BAHIA

CNPJ/MF 11.402.446/0001-69- Secretaria Municipal de Saúde

HOSPITAL MUNICIPAL DE PLANALTO

Rua 15 de Novembro, S/N – Centro – CEP 45.190-000

Fone (77) 3434-2561 / e-mail: hnfs@planalto.ba.gov.br

INFORMATIVO SOBRE O USO CONSCIENTE DO PRONTO SOCORRO

A real função do Pronto Socorro de um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de Urgência ou Emergência. São pessoas que correm risco eminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Essa informação é o caminho correto para o bom atendimento, uma vez que a cada 10 pessoas que procuram o serviço, em média, seis não são casos de urgência.

Em geral, esses casos poderiam ser atendidos, em Postos de Saúde. E esses mesmos casos são responsáveis pelo aumento do tempo de espera causado aos que necessitam ser atendidos com urgência, uma vez que os casos mais graves demandam mais tempo da equipe de atendimento.

Outro item que dificulta o trabalho da equipe no Pronto Socorro é o número exagerado de acompanhantes, o que causa a sensação de superlotação e aumenta o risco de contaminação.

O Pronto Socorro também não é o lugar certo para solicitação de exames, troca de receitas, atestados de saúde e outros procedimentos que não sejam de urgência.

O uso consciente por parte dos usuários colabora para o melhor funcionamento do Pronto Socorro, diminuindo o tempo de espera e melhorando o fluxo do atendimento médico-hospitalar.

Dessa forma, para melhorar o atendimento desta Unidade, será feita uma Triagem conforme esquema abaixo: