2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo

Secretaria de Educação promove formação com o tema: “Drogas: um complexo desafio dentro e fora da escola”.

Fonte: ASCOM
17/10/2018 às 22h49

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na manhã do último sábado (27), a Secretaria de Educação realizou Formação com os professores do Ensino Fundamental II com o tema: “Drogas: um complexo desafio dentro e fora da escola”.

Considerando o contexto dos inúmeros desafios que a educação tem enfrentado, as drogas e a violência são temas em evidência e, embora se tenha falado muito sobre eles, paradoxalmente, nunca se silenciou tanto a respeito desse complexo problema, sobretudo no que diz respeito às relações de desigualdade sociais, culturais e educacionais que o permeiam, Daí a importância da escola e dos educadores precisarem cada vez mais conhecer a teia de complexidade na qual estão envolvidos, assim como as medidas que estão ao alcance da instituição escolar em sua missão formadora e educadora.

A formação contou com a presença dos professores, gestores, coordenadores e articuladores do ensino fundamental II, além dos policiais militares e do palestrante, o Tenente Isaac Azevedo, que relatou de forma bem explicativa de que forma as drogas podem afetar a vida de quem as usam e quais são as maneiras de tentar ajudar a prevenir o uso dessa substância que tem prejudicado tantos jovens.

Muito se fala em como se deve evitar o uso de drogas, porém, ao mesmo tempo existem inúmeras investidas que assediam as pessoas cada vez mais cedo para que elas utilizem, por isso o consumo de drogas vem aumentando a cada ano. Para completar este cenário trágico, soma-se a isso o surgimento constante de novas drogas que atraem cada vez mais os jovens.

A Secretaria de Educação, Adriana Brito explicou que poucos fenômenos sociais geram mais preocupações entre pais e professores do que as drogas e que, infelizmente, não existe uma solução simples para um problema tão complexo, mas que é necessário dar uma parcela de contribuição, uma vez que é na escola que as crianças passam uma boa parte do seu tempo.

“Esta palestra teve como objetivo refletir um pouco sobre esse tema e aprender a identificar as principais drogas que são dispostas em nosso meio e, principalmente nas escolas, bem como orientar o professor sobre o que fazer caso identifique o aluno com droga na instituição. Lembrando que este é apenas o primeiro passo de outros trabalhos que pretendemos desenvolver nas escolas sobre essa temática”, disse a Secretária, Adriana Brito.

Um desses trabalhos será a implantação do PROERD – Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, projeto no qual os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolverão um curso de prevenção as drogas e a violência em duas turmas de escolas distintas, inicialmente. Este Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O Tenente informou que novos policiais serão capacitados para que possam atender um maior número de turmas em nosso município, a fim de combater esse mal que tem fragilizado inúmeras famílias.