2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo Última atualização: 21 janeiro 2020 01:48:48

Secretaria de Agricultura realiza a entrega do CEFIR aos pequenos agricultores.

Fonte: ASCOM
17/10/2018 às 23h27

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na última terça-feira (06), a Prefeitura Municipal de Planalto, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a entrega da primeira etapa do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Na ocasião foram entregues 29 cadastros para os proprietários ou posseiros de imóveis rurais, com até 20 hectares que desenvolvam atividades agrossilvipastoris no território.

O evento foi realizado no Centro de Convivência e contou com a presença do Prefeito Edilson Duarte (Dico), do Secretario de Agricultura, Gilberto Freitas, do Coordenador do Meio Ambiente, Vivaldo Filho, dos Técnicos Agrícolas, Eudes Oliveira e Júnior, além dos pequenos agricultores com propriedades rurais que se fizeram presentes.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) substituiu o antigo Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que atende a um dispositivo na Lei Federal no 12.651/12 e representa um registro público eletrônico de âmbito estadual, que serve de auxílio para o controle e fiscalização das atividades rurais e no desenvolvimento de Políticas Públicas de gestão.

O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) é a principal ferramenta prevista na nova lei florestal para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração, auxiliando no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas.

O Prefeito Edilson Duarte aproveitou o momento para informar que foi assinado um convênio com o Governo do Estado destinado aos pequenos produtores na recuperação das aguadas da região da Caatinga e que, a partir de julho a limpeza das barragens já estarão sendo realizadas, para que seja iniciado esse processo de recuperação. Além disso, 06 pequenas barragens estão sendo construídas nas comunidades de Vereda Nova, Coquinhos, Serafim, Cajazeiras, Lagoinha dos Piões e Riacho do Rancho, a fim de beneficiar os moradores do campo.

Essas são algumas das muitas ações que a Prefeitura pretende executar nas comunidades rurais, visando o desenvolvimento local e melhor qualidade de vida aos pequenos produtores.