Pular para o conteúdo Última atualização: 20 janeiro 2020 18:08:02

Abertura da VI Conferência Municipal de Assistência Social.

18/10/2018 às 14h06

Na noite de ontem (17), foi realizada no Centro de Convivência a abertura da VI Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Prefeitura Municipal de Planalto.

O evento teve como 0bjetivo avaliar as políticas de assistência social e definir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal. O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS elegeu como tema para este ano “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, reafirmando o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira.

A Mesa oficial da Conferência foi composta pelo Presidente do CMAS, Nilson José, pelo Prefeito Edilson Duarte, pela Secretária Municipal de Assistência Social, Rosineide Duarte, pela usuária da política de assistência social, Jane Rodrigues, pela representante dos trabalhadores do CRAS, Mayana Pinheiro, pela Assistente Social e Palestrante do evento, Anésia Rocha, pela Presidente da Câmara de Vereadores, Luís Cláudio, pela Vice-Presidente do CMDCA, Mirian Pacheco e pela representante do Conselho Tutelar, Solange de Jesus. O evento também contou com a presença dos vereadores, diretores, professores, membros do grupo da terceira idade do CRAS e demais convidados.

No momento, foram realizadas homenagens para algumas personalidades que contribuíram para o fortalecimento da Assistência Social no município, em especial aos membros do CMDCA. Em seguida, foi realizada apresentação cultural com o grupo de idosos do CRAS , bem como a divulgação de todos os trabalhos realizados no primeiro semestre de 2017 pela Assistência Social e demais setores da Secretaria.

Posteriormente, foi feito o lançamento do Programa Criança Feliz que começará a ser executado no município no próximo mês, visando mudar a realidade de milhares de crianças de baixa renda. A iniciativa vai promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Com ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura, o programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos na primeira infância, tendo como ponto central a visitação domiciliar”, disse a psicóloga e supervisora do programa, Elineuza Neri.

A abertura da VI Conferência foi finalizada com a apresentação musical de Elvis e Diego Ferreira e distribuição de lanches para os presentes.