Pular para o conteúdo Última atualização: 20 janeiro 2020 05:42:24

Dia da Consciência Negra é celebrado na comunidade do Cinzento.

19/10/2018 às 22h33

Ontem (20), a fim de celebrar o dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro em todo o território nacional, o Prefeito, Edilson Duarte e demais convidados participaram da programação especial realizada na comunidade do Cinzento.

A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista.

“São as nossas raízes que são rememoradas, por meio das danças, comidas, músicas e outras atividades que são importantes para marcar presença, marcar território e ganhar mais espaço não só na comunidade do Cinzento, mas em todas os espaços de educação, cultura e esporte. O município tem abraçado essa causa e continuará abraçando para que possamos dar impulso a essas culturas que traçaram o perfil do brasileiro e do planaltense”, disse o Coordenador de Cultura, Nilson José.

Este é um movimento realizado todos os anos que manifesta a trajetória do povo negro, especialmente da comunidade do Cinzento, remanescente do Quilombo.

“Sabemos da importância que a comunidade do Cinzento tem dentro do contexto cultural para o desenvolvimento do município de Planalto, por toda a contribuição que foi dada. E hoje, através do Dia da Consciência Negra, estamos aqui para prestigiar esse momento da história e trajetória deles aqui no município, relembrando as vitórias já conquistas ao longo desse tempo’, finalizou, o Prefeito.