Programa Identidade Jovem é apresentado aos alunos do CEP.

19/10/2018 às 23h06

Na segunda-feira (27), o Coordenador de Programas Sociais do município, Rafael Alves apresentou o Programa ID Jovem aos estudantes dos três turnos do Centro Educacional de Planalto, visando compartilhar com a comunidade estudantil as facilidades que essa novidade irá proporcionar à eles.

O programa Identidade Jovem, ou ID Jovem assegura o direito à cultura, ao território e à mobilidade aos brasileiros de 15 a 29 anos que pertencem a famílias de baixa renda.

Sua emissão será por meio virtual, por meio de um aplicativo ou emitida no site da Caixa Econômica Federal, totalmente de forma gratuita. A estimativa é a de que beneficie 14,8 milhões de brasileiros pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Com o ID Jovem o inscrito terá direito a “meia entrada” em espetáculos artísticos, culturais e esportivos e garantirá a reserva de duas vagas gratuitas e de duas vagas com desconto de 50% em ônibus, embarcações e comboios ferroviários de viagem interestaduais.

Como funciona:

Pela Internet, com o NIS (Número de Identificação Social), o jovem deverá acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerar o cartão. Para utilizar, será necessária a impressão da imagem do cartão e a apresentação no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto. Já pelo aplicativo para smartphones, basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar a imagem do cartão da ID Jovem, neste caso, não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.