2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo

Representantes do Fórum de Educação do Município participam da Conferência Intermunicipal de Educação.

Fonte: ASCOM
20/10/2018 às 14h20

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Durante os dias 16 e 17, Planalto esteve representada na Conferência Intermunicipal de Educação, realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, por meio dos membros do Fórum de Educação do Município.

Na noite de ontem (16), foi realizada a mesa de abertura com apresentação cultural, palestra magna com o tema: CONAE 2018: a consolidação dos Sistemas de Educação nacional, estadual e municipal, ministrada pela Doutora Alda Pepe e coquetel. O Prefeito, Edilson Duarte, a Secretária de Educação, Adriana Brito, a Coordenadora Pedagógica, Josineide Amaral, a Presidente do Conselho de Educação, Arleide Amaral e o Vereador, Val participaram deste momento, juntamente com prefeitos e membros das demais cidades.

O evento realizado pelos Municípios do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste da Bahia teve como objetivo discutir sobre a consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE), visando o monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

16 Municípios participaram ativamente dos momentos de discussões e debates, dentre eles: Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Caatiba, Caetanos, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Itambé, Jacaraci, Maetinga, Mortugaba, Planalto, Poções e Presidente Jânio Quadros.

Para a Secretária de Educação, Adriana Brito, a Conferência Intermunicipal de Educação foi um espaço que promoveu experiências ímpares. “Além dos debates democráticos sobre a educação em âmbito nacional, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências de realidades próximas em âmbito regional. A participação do nosso Município nos 8 eixos norteadores da discussão do documento de referência da CONAE 2018 foi efetiva e servirá para as discussões locais do PME no Fórum Municipal de Educação”, disse.

Márcio França, representante das escolas privadas do Município afirmou a importância do evento para fomentar os desafios e possibilidades de uma educação pública e de qualidade. “É importante refletir a educação enquanto direito de todos como assegurado na Constituição Brasileira. Portanto, é necessário potencializar esse direito, ainda que os desafios sejam grandes, a nossa responsabilidade enquanto educadores para acreditar e trabalhar em prol desse direito precisam ser ainda maiores”, concluiu.