SMEC e Polícia Militar realizam reunião com pais dos alunos participantes do Proerd.

20/10/2018 às 15h35

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SMEC, a Polícia Militar e as Escolas Municipais Davina Lins de Albuquerque, Baldoíno Silva Pimentel e Nilton Ferreira dos Santos envolvidas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, coordenaram na quarta- feira (27) uma reunião com os pais dos alunos que participam deste Programa.

Na ocasião, a Cabo Ivana explicou o que é o Proerd, quais são as atividades e os assuntos abordados durante as aulas, alertou os pais para ficarem atentos com os seus filhos e destacou a importância da parceria entre família, escola e Polícia Militar no combate e prevenção às drogas e a violência entre os jovens. Além disso, salientou a importância do exemplo e da instrução, por que as vezes os problemas relacionados às drogas e a violência começam dentro de casa.

A PM relatou as experiências positivas que teve com as turmas atendidas nas escolas no ano de 2017.”Conseguimos minimizar os atos de vandalismos nas escolas atendidas pelo Proerd, por meio das orientações passadas e da presença da Polícia na escola. Os atendimento e as visitas às famílias dos alunos atendidos pelo programa também foi um ponto positivo”.

A reunião contou com a presença da Secretária de Educação, Adriana Brito, que destacou a satisfação de toda a administração em ter conseguido ampliar as turmas do Proerd no Município em 2018. “No ano passado, primeiro ano do projeto na cidade, conseguimos atender 5 turmas e formamos cerca de 150 alunos ao final. No ano atual, conseguiremos atender quase todas as turmas de 5° ano da rede municipal da sede e distrito de Lucaia. Isso implica na orientação e formação de mais de 500 alunos”. Na oportunidade, a secretária solicitou a Cabo Ivana a possibilidade e o desejo de que o projeto possa atender a outras etapas de ensino.

Os trabalhos do Proerd conta com o apoio da Prefeitura de Planalto, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e da Polícia Militar, que juntos buscam o melhor para as crianças, procurando conscientizar sobre os riscos e perigos das escolhas erradas.

O Proerd tem sido aplicado em 04 escolas e atende 07 turmas do 5ºano com aulas ministradas pela Cabo Ivana nas quintas e sextas-feiras, de acordo com o calendário ajustado com as equipes pedagógicas de cada escola.

O programa culminará com a formatura em dezembro, no qual os alunos farão o juramento de que tem conhecimento dos perigos das escolhas erradas que as drogas e a violência podem levar, e na ocasião se comprometerão a seguir os ensinamentos passados por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

ENTENDA O PROGRAMA

O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.

Após quatro meses de curso, as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas.