Município faz adesão ao Programa Mais Alfabetização.

20/10/2018 às 19h43

Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretaria de Educação, por meio da Coordenação Pedagógica do Município promoveu um encontro com os professores, coordenadores e assistentes de alfabetização com o intuito de discutir e buscar melhorias na educação infantil a partir da adesão ao Programa Mais Alfabetização.

Este Programa é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. O seu objetivo é fortalecer e alicerçar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática. Para isso, o Ministério da Educação garantirá apoio adicional, prioritariamente no turno regular, do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais nas escolas do Município.

Hoje uma grande parcela das crianças não estão sendo alfabetizadas na idade certa ou são alfabetizadas sem alcançar todas as habilidades necessárias, fatores que implicarão negativamente em toda a sua vida escolar.

“Atualmente leciono em uma turma de 1º ano com 25 alunos na Escola Lomanto Júnior que apresentam níveis diversificados de aprendizagem. Desta forma, tenho que dar atenção a todos, porém existem aqueles com maiores necessidades de atenção e dedicação por conta das dificuldades apresentadas no aprendizado. Um auxiliar irá me ajudar em sala de aula, direcionando maior atenção aqueles alunos que necessitam dela, a fim de contribuir com o aprendizado do mesmo. Ou seja, as possibilidades de todos os alunos alcançarem as habilidades necessárias para o primeiro ano crescem exponencialmente e isto terá impacto positivo nos dois anos seguinte do ciclo de alfabetização, pois ele terá menos dificuldades nas séries seguintes, apresentando menos chances de reprovação no 3° ano do pacto”, disse a professora, Nívea Moitinho.

Na oportunidade, a Coordenação Pedagógica apresentou os níveis de conhecimento, bem como os avanços e dificuldades de cada turma das escolas municipais, buscando, a partir dessa iniciativa, aprofundar nas áreas que os alunos possuem maior deficiência e trabalhar baseado nesses resultados, para que eles possam alcançar melhores rendimentos desde as séries iniciais.

A adesão é mais uma ferramenta que vem somar a outras ações que a SMEC está implementando para melhoria na qualidade da educação, principalmente para o cumprimento de Metas do Plano Municipal de Educação e o cuidado com a Alfabetização na Idade Certa