2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo

Secretaria Municipal de Educação promove Formação para Censo Escolar.

Fonte: ASCOM
20/10/2018 às 20h13

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura promoveu nesta segunda-feira (18), na sala dos conselhos, um encontro entre os técnicos da SMEC, Cláudio Miranda, Darlana Rocha e Irenice Silva, responsáveis pelo Censo e Sistema Paulo Freire, juntamente com os demais técnicos, secretários e gestores escolares do Município, para uma formação sobre Censo Escolar 2018.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar coleta dados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, sendo de preenchimento obrigatório para todas as escolas brasileiras. O Censo teve início dia 30 de maio e se estenderá até o dia 31 de julho. Participaram da reunião, além dos profissionais supracitados, a Secretária de Educação, Adriana Brito, o Diretor do Sistema Informatizado de Gestão Escolar Paulo Freire, Willian Sousa e seu técnico, Darlan.

A Secretária de Educação, Adriana Brito, salientou que é preciso o estreitamento no relacionamento entre as escolas e a Smec, destacando sobre a importância do preenchimento correto das informações. “Todo gestor e secretário escolar, necessita assumir a responsabilidade de inserir no Sistema informações precisas e coesas para que o resultado não venha prejudicar o bom andamento da Educação no Município. Para isso, é necessário apresentar as suas dificuldades e dúvidas para que, juntos, possamos resolver”, ressaltou a secretária.

Segundo o Diretor do Sistema Paulo Freire, Willians Souza, o Censo Escolar possibilita a entrada de recursos para a merenda, transporte, enfim, todo o dinheiro que entra para a educação. “Para que a vida funcional da escola não seja afetada, é fundamental que as informações sejam as mais precisas possíveis. Tendo em vista esta preocupação, realizamos capacitações, além de orientar os diretores das escolas como preencher o sistema”, informou.