2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo Última atualização: 17 janeiro 2020 22:45:52

Entidades discutem sobre o diagnóstico socioambiental do Município.

Fonte: ASCOM
20/10/2018 às 22h31

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na última sexta-feira, 10, a Secretaria de Administração, juntamente com representações dos setores públicos e privados do Município participaram do debate público realizado na Câmara de Vereadores, com o objetivo de fazer o diagnóstico socioambiental sobre a vulnerabilidade do Município diante das mudanças climáticas, buscando elaborar propostas de ações conforme Edital nº 001/2018, do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Fizeram parte da mesa o Prefeito, Edilson Duarte, Pastor Orlando, representante da Vigilância Sanitária, Rosany Fônseca, representante da Pastoral do Meio Ambiente, Vivaldo Júnior, Coordenador do Meio Ambiente, Zildiney Fônseca, representante da EMBASA, Robélio Silva, representante da Câmara de Vereadores, Adriana Brito, Secretária de Educação e Sara Rabelo, Técnica Ambiental. Além disso, representações das escolas municipais, secretaria de saúde, CDL, associações rurais, conselho de saúde e outros setores também fizeram parte desse importante momento para o Município.

“Esse momento que vai ao encontro do edital proposto pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente é exatamente o abraço que a administração municipal está dando a proposta para que a comunidade planaltense pense em ações simples , mas que reflita na realidade do nosso ambiente urbano e esse encontro propõe exatamente esse desafio, pensarmos juntos para chegarmos à conclusões daquilo que poderemos fazer perante o edital que será apresentado”, explicou a Secretária de Administração, Jucélia Bomfim.

Para Rosany Fônseca, a iniciativa é muito importante para que a comunidade se mobilize em favor de algo maior. “Estou feliz em participar e contribuir de alguma forma, mesmo que seja pouco, mas que se cada um fizer, com certeza, no somatório irá fazer diferença. Espero que esse seja um passo importante para que possamos ter uma cidade melhor”.

“Os debates são sempre bem-vindos e expandir essas conversações pra comunidade é interessante, porque torna público e viável o interesse e o diálogo entre todos, para que as ações e propostas traçadas venham a nos beneficiar futuramente”, disse a Secretária de Educação.

O prefeito, Edilson Duarte ressaltou a importância da realização do diagnóstico para que questões como essas sejam amplamente discutidas. “Iremos promover um trabalho de conscientização para a preservação e conservação do meio ambiente. Essas iniciativas precisam ser urgentes e são inevitáveis para que possamos ter uma geração melhor e a gestão está trabalhando para que essas melhorias sejam efetivadas, a partir dos projetos que estamos colocando no papel para disputarmos de igual para igual com os outros municípios e, espero que saíamos na frente para realizar todas as ações que precisam ser executadas”, concluiu.

O objetivo principal deste debate foi selecionar as propostas da comunidade que receberão recursos financeiros, não reembolsáveis, caso o projeto seja aprovado, para implementar iniciativas socioambientais de redução de vulnerabilidade à mudança do clima no Município. Planalto se torna um forte candidato para captar o recurso, uma vez que a gestão municipal está engajada e mobilizada para participar ativamente das questões ligadas à melhoria ambiental do Município e possuir uma equipe técnica capacitada para executar o projeto, visto que Planalto está dentro dos objetivos propostos no edital.

As entidades presentes no debate discutiram e propuseram algumas ações que poderão ser executadas, dentre elas:

Áreas verdes urbanas e áreas protegidas;

Horta em instituições de ensino do Município;

Criação de uma horta comunitária em espaço público envolvendo a população em vulnerabilidade social;

Feira para comercialização dos produtos locais.

Os grupos de discussão apresentaram a situação atual e as propostas para solucionar os problemas, visando incluir no projeto, ideias das organizações engajadas nesta causa que poderá gerar bons frutos para o Município.