Setembro Amarelo: CAPS promove caminhada no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

21/10/2019 às 11h02

Com a proposta de sensibilizar e chamar a atenção da população para a Campanha Setembro Amarelo, movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Prefeitura de Planalto realizou uma caminhada, na manhã desta terça-feira, 10, “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” pelas ruas do Município.

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, a caminhada contou com a participação de alunos de algumas escolas da rede municipal de ensino e servidores da saúde que percorreram as principais ruas com roupas amarelas, símbolo da campanha pela vida.

“A temática do suicídio ainda é cercada de grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, devido ao preconceito e/ou falta de informação. Por isso a importância de levar a campanha para espaços públicos e estimular a participação da sociedade na campanha de valorização à vida”, destaca Leila Paula, Secretária de Saúde.

Esse mês tem sido totalmente dedicado à criação de momentos e espaços que fomentem a discussão sobre o assunto e levem a informação sobre a oferta de serviços de ajuda disponíveis, de forma gratuita e a Secretaria de Saúde do Município tem trabalhado constantemente esse tema em todas as unidades de saúde e setores relacionados, principalmente no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, onde o cuidado com as pessoas com história de automutilação, ideação suicida e tentativas de suicídio é cotidianamente um foco de atenção.