Planalto

Prefeitura Municipal prepara leitos para tratar possíveis casos de COVID-19.

22/04/2020 às 10h16

Diante do cenário epidemiológico e crescente avanço do coronavirus C0VID-19 no país, a Secretaria Municipal de Saúde de Planalto, vem adotando medidas preventivas para contenção do avanço desta doença.

Por ser um vírus de transmissão comunitária no momento, faz-se necessário o engajamento de todos os cidadãos , através de medidas de prevenção do mesmo, principalmente com o isolamento social.

O Hospital Nilton Ferreira dos Santos, ciente dos riscos da disseminação desse vírus, vem adotando medidas para enfrentamento da epidemia , com capacitações de toda equipe, aquisição de EPIs necessários para que a equipe possa trabalhar com segurança, equipamentos para atender pacientes graves, implantação de procedimentos e protocolos , seguindo as orientações e portarias do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado - SESAB e Organização Mundial de Saúde - OMS.

Foi instituído um acolhimento ao paciente com sintomas de resfriado/gripes, atendendo um fluxograma elaborado desde a chegada do mesmo na recepção, recebendo máscara cirúrgica e sendo encaminhado para uma área de isolamento, evitando assim, a transmissão no ambiente hospitalar. Após avaliação do médico , a depender dos sintomas, o paciente será encaminhado para internamento hospitalar ou isolamento domiciliar ( monitorado pela Atenção Básica ).

Foi implantado, 7 (sete ) leitos de isolamento para o COVID-19 ( estado moderado) e 2 ( dois ) leitos de isolamento para pacientes graves dentro da unidade hospitalar .

Além disso, a unidade disponibilizará de um anexo na clínica de fisioterapia, com mais 10 (dez) leitos para pacientes com suspeita de COVID -19 .

Mesmo diante de todas as intervenções, a melhor maneira de enfrentar o coronavírus é ¨ficando em casa " - TUDO ISSO VAI PASSAR !