2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo Última atualização: 22 janeiro 2020 16:45:39

SMEC reúne gestores e coordenadores municipais para orientação da prova SAEB.

Fonte: ASCOM
22/10/2019 às 11h20

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria Municipal de Educação , Esporte e Cultura(SMEC) realizou nesta quinta-feira, 17, uma reunião com os diretores escolares do Sistema Municipal de Ensino para o repasse de orientações quanto a realização e preparação para a prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que acontecerá este ano em todo o Brasil.

Esse sistema é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e é composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas. O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.

Em reunião, que contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Adriana Brito e das Coordenadoras Pedagógicas Josineide Amaral e Grace Azevedo, além do Coordenador regional do SAEAB, Ednilson Moreira no primeiro momento da reunião, os gestores e coordenadores escolares foram orientados sobre a importância da prova e sobre as suas atribuições e as dos aplicadores no momento da aplicação, que acontecerão nos dias 21 a 1º de novembro nas Escolas com turmas de 5º e 9º .

A SMEC, junto com as escolas vem promovendo um trabalho incansável e coletivo para melhorar o ensino-aprendizagem no município. Esse ano, os trabalhos intensificaram com simulados, projetos e planos de intervenção focados nos níveis de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, além das orientações e formações a gestores, coordenadores e professores que já vinha acontecendo, bem como aulas de reforço para os alunos com dificuldades.

“Os esforços devem ser concentrados coletivamente entre smec, escola e família para que nossos alunos tenham desempenho cada vez melhor na escola. Nossa intenção enquanto educadores é focar na aprendizagem do aluno. Elevando os níveis de aprendizagem, conseguiremos diminuir os índices de reprovação, cuidar para que não haja evasão e consequentemente melhorar o IDEB das escolas ”, ressaltou a secretária de Educação Adriana Brito.

A reunião foi avaliada por todos como positiva, pois além de orientações quanto à prova SAEB, foi possível discutir outros aspectos pedagógicos e ainda, sanar dúvidas que os gestores e coordenadores tinham a respeito da aplicação da prova.