2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo

Dia da Consciência Negra é celebrado na comunidade do Cinzento.

Fonte: ASCOM
22/11/2018 às 10h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


20 de novembro é celebrado o dia da Consciência Negra e o Município de Planalto não poderia deixar de comemorar a luta, garra e resistência de um povo que fez e faz história diariamente, o povo da comunidade do Cinzento remanescente do Quilombo.

Por isso, centenas de pessoas da sede, povoados e cidades vizinhas estiveram presentes hoje, 20, na comunidade do Cinzento, para conhecer um pouco da cultura local, celebrar a vida daqueles que merecem total reconhecimento e refletir sobre a luta contra o preconceito ainda existente com a raça negra e contra a inferioridade da classe perante a sociedade.

A comunidade em parceria com o grupo Explosão Cultural promoveu apresentações artísticas que resgataram a identidade negra por meio da música e da dança e homenagearam personalidades importantes do Quilombo que já não estão presentes entre nós.

A tradicional celebração conduzida pelo Padre Joselito, marcada com muita alegria e entusiasmo foi um momento único que contagiou a todos. Isso se deu pela figura marcante e atuante do Pe na comunidade, por sempre incentivar e lutar juntamente com o povo por melhorias e conquistas.

O evento pode contar com o apoio e presença do Prefeito, Edilson Duarte (Dico), acompanhado da Secretária de Assistência Social, Rosineide Rodrigues, do Presidente da Câmara, Luiz Claúdio, do Coordenador de Esporte, Gileno Inácio, do Coordenador de Cultura, Nilson José, da Secretária de Educação, Adriana Brito e demais autoridades e visitantes que participaram desse dia festivo.

Na oportunidade, a comunidade quilombola do cinzento celebrou a abertura do Memorial local construído com o apoio da Administração em homenagem ao Padre José Carlos da Conceição, personalidade que marcou e fez a diferença na vida de cada morador que reside no povoado, sempre lembrado com muito carinho e gratidão pelo amor depositado no Cinzento.

O festejo foi encerrado com o almoço compartilhado, apresentação do reisado e homenagem ao símbolo da resistência feita pelo Movimento Consciência Negra Todo Dia a um dos moradores mais antigos da comunidade.