As unidades de saúde do município segue realizando o rastreamento de ISTs.

Fonte: ASCOM PLANALTO
26/05/2021 às 22h59

As unidades de saúde do município segue realizando o rastreamento de ISTs.

Qualquer pessoa sexualmente ativa pode procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar os testes de HIV, sífilis e hepatites B e C.

As ISTs são transmitidas por relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a até durante a amamentação (como é o caso do HIV). O rastreamento pode ser realizado com amostras de sangue total obtidas por punção digital ou punção venosa, e também com amostras de soro, plasma e fluido oral.

Hoje, o Ministério da Saúde distribui aos serviços de saúde do SUS os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Quando existem sintomas, o diagnóstico é guiado pela história clínica e pelo exame físico e confirmado com testes laboratoriais, se necessários. É possível realizar exames para rastreamento quando não existem sintomas, mas há possibilidade de ter ocorrido contágio.

Prevenir é necessário e importante! Cuide-se!