Índice de isolamento no Município de Planalto está abaixo do ideal indicado pela OMS.

28/05/2020 às 08h20

Sem vacina e sem um medicamento ainda comprovado contra a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o isolamento social é a única forma apontada para conter o avanço da doença e permitir que o sistema de saúde consiga ter leitos de UTI e de enfermaria suficientes para socorrer todos os pacientes que precisarem de atendimento.

Porém, segundo dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, o índice de isolamento social em Planalto está abaixo do esperado e bem aquém do número desejado pelas autoridades sanitárias.

Nesta quinta-feira, 21, o índice de Planalto foi de 40,9%. Ou seja, em cada 100 pessoas, 40 permaneceram em suas residências e 60 saíram de casa. O ideal é que 70% das pessoas fiquem em casa e somente 30% saiam, como profissionais de Saúde e de serviços essenciais que não podem parar o funcionamento.

A secretária de Saúde, Leila Paula, reforça a necessidade da população ficar em casa. “Continuamos preocupados com o grande fluxo de pessoas circulando pelas ruas da cidade, mesmo com a determinação de quarentena no município. É muito importante mantermos o isolamento social como medida eficaz de contenção e enfrentamento da pandemia”, afirmou a Secretária.