2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Planalto

Prefeitura cria Centro de Atendimento para Síndromes Gripais no Município.

Fonte: ASCOM
30/04/2020 às 08h54

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Planalto, por meio da Secretaria de Saúde tem buscado alternativas para combater possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19) no município. Nessa quarta-feira, 29, a Secretaria de Saúde abriu as portas do Centro de Atendimento para Síndromes Gripais, localizado no espaço que abrigava a clínica municipal de fisioterapia.

A unidade funcionará exclusivamente para atender casos de síndromes gripais. Os pacientes deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão do SUS.

O atendimento será feito da seguinte forma: toda pessoa com sintomas de gripe ou resfriado que precisarem de atendimento médico, deverá direcionar- se para o Centro de Atendimento. Na unidade, ela vai passar por uma classificação de risco e será encaminhada para consulta médica.

Cada situação será analisada individualmente. Nos casos mais graves, o paciente será levado imediatamente para uma área de isolamento no Centro de Atendimento que dispõe de 10 leitos e, em seguida, transferido para uma ala específica no Hospital Nilton Ferreira dos Santos com leitos separados. Nos demais casos, o profissional poderá solicitar o retorno para casa para ficar em isolamento domiciliar , sendo acompanhado pela equipe da vigilância epidemiológica/sanitária .

O centro funcionará de segunda à sexta - feira, exceto feriados, das 8h às 16h. O horário poderá ser estendido, podendo funcionar até 24h por dia, a depender da demanda. O espaço contará com 10 leitos que poderão também ser ampliados, caso haja necessidade.

Leitos para o combate ao novo coronavírus

O Hospital Nilton Ferreira dos Santos também está preparado para receber os pacientes com Covid-19 encaminhados pelo Centro de Atendimento para Síndromes Gripais .São 7 (sete) leitos de isolamento para o COVID-19 (estado moderado) e 2 (dois) leitos de isolamento para pacientes graves dentro da unidade hospitalar.

Essa medida está sendo adotada para evitar que pessoas com sintomas de gripe/ resfriado circulem em outros espaços como as Unidades Básicas de Saúde que funcionarão para atender outras patologias.