2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo Última atualização: 20 janeiro 2020 18:08:02

5ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Planalto.

Fonte: ASCOM
31/07/2019 às 09h51

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Nesta sexta-feira, 29, a comunidade se reuniu no Centro de Convivência para acompanhar as discussões da 5ª Conferência Municipal de Saúde, tendo como tema principal “Democracia e Saúde”. Estiveram presentes no evento o Prefeito, Edilson Duarte (Dico), a Secretária de Saúde, Leila Paula, a Secretária de Assistência Social, Rosineide Rodrigues, a Enfermeira Chefe, Seres Almeida, a Presidente do Conselho de Saúde, Elissandra Amaral, representações do poder público e demais setores do Município.

Cerca de 200 representantes da comunidade, dentre eles usuários, trabalhadores e gestores do SUS participaram das discussões, do planejamento das propostas e planos de ações necessários para uma melhor atuação e execução da saúde municipal.

A realização desta conferência se fez necessária como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia. A proposta temática para o evento foi um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.

O Prefeito Dico destacou a importância do evento e da participação pública em momentos como este. “É necessário discutirmos as possibilidades que abram caminhos e que possibilitem uma saúde pública de qualidade para todos. É notório o avanço que a saúde tem tido em Planalto, temos trabalhado muito para oferecer o melhor para a nossa comunidade e vamos continuar nos empenhado para progredir, pois o caminho é longo e os desafios são muitos”, disse o Prefeito.

Além da palestra sobre o SUS conduzida por Ceres Almeida, graduada em Enfermagem pela UESB e atualmente professora especialista da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista e Auditora em Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, foram discutidas e apresentadas as propostas dos 03 eixos temáticos, sendo eles: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). E, ao final, foram escolhidos os delegados que irão representar o Município na 10ª Conferência Estadual que será realizada em Salvador.

“A Conferência Municipal de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população através da participação popular”, finalizou a Coordenadora da Atenção Básica, Alane Ferraz.