2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo Última atualização: 20 janeiro 2020 05:42:24

Projeto Mundoteca promove formação para bibliotecários em Vitória da Conquista.

Fonte: ASCOM
31/07/2019 às 18h25

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na última quarta-feira, 24, foi iniciada a formação para bibliotecários na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, em Vitória da Conquista. Funcionários das escolas públicas do Município participaram dessa ação que faz parte do projeto Mundoteca, que tem por objetivo ampliar o acesso à leitura e proporcionar às comunidades o acesso gratuito e cotidiano a livros literários de diversos formatos e temáticas.

O projeto Mundoteca irá implantar bibliotecas e espaços de leitura com ambientação e mobiliário próprio, doação de acervo com obras literárias, materiais lúdicos e equipamentos audiovisuais para o nosso Município, Poções e Contendas do Sincorá, e em cinco comunidades quilombolas, Mumbuca e Samambaia, Camulengo, Ginete, Moitinha e São Gonçalo (pertencentes aos municípios de Bom Jesus da Serra, Barra da Estiva e Contendas do Sincorá).

A formação ministrada pela educadora Marta Maria Pinto Ferraz, especialista em leitura e literatura infantojuvenil, professora, consultora e formadora em instituições públicas e privadas, sendo também idealizadora da plataforma de leitura “Leitores para Sempre”, tem sido bastante enriquecedora e de muito aprendizado para os 20 bibliotecários que têm participado da formação que será encerrada hoje, 26. Após a formação presencial, os agentes culturais continuarão com o curso de capacitação online até março de 2020.

Durante oito meses, o projeto vai promover e acompanhar cada biblioteca com atividades com contação de histórias, conversa com autores e sessões de filmes, entre outras atividades culturais e de incentivo à leitura nos espaços. O projeto Mundoteca é realizado pela FGM Produções Culturais e conta com patrocínio das empresas Alupar e Taesa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.