Detalhe do Programa
Responsável
Ana Paula Guilherme - Psicóloga (Núcleo Pedagógico)
Descrição
Orientação a profissionais das escolas da rede pública de ensino para saberem lidar com situações de crises com crianças e adolescentes.
Metas
• Capacitar três funcionários de cada escola para realizar o acolhimento de crianças e/ou adolescentes que se encontram em situação de sofrimento psíquico; • Promover discussões sobre a história política da educação no Brasil e como esta afeta a educação na atualidade; • Discutir, de forma coletiva, temas importantes no contexto escolar; • Psicoeducar os participantes sobre o acolhimento, proteção e cuidado com a saúde mental da comunidade escolar.
Indicadores
Acolhimento da crise dentro da escola, sem a necessidade direcionamento ao hospital; Educadores seguros de suas práticas de acolhimento em meio a crises; Educadores que conheçam técnicas de respiração e relaxamento para auxiliar os alunos; Percepção das principais queixas das escolas através do olhar do educador, para posterior planejamento de intervenções; Encaminhamentos corretos para setores da rede intersetorial.
Resultados
Ação em andamento