2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Planalto


Acelera – Programa de Correção do Fluxo Escolar

Detalhe do Programa

Responsável

Coordenação Pedagógica sob a o encargo de Josineide da Conceição Amaral Ferreira e Alba Lisboa.

Descrição

Brasil, um aluno leva, em média, 12 anos para concluir as oito séries do Ensino Fundamental, o que significa quatro repetências em média por aluno. Entre 10% e 35% dos alunos das quatro primeiras séries das escolas públicas brasileiras permanecem analfabetos após três anos de escolaridade. Esse analfabetismo, fruto da falta de um ensino adequado dentro da escola, dá origem à defasagem escolar. O Brasil desperdiça por ano, com o abandono e a repetência, cerca de seis bilhões de reais, o que representa quase 40% do total dos gastos com o Ensino Fundamental. Assim, é imprescindível estabelecer uma política de resultados que deve tornar-se responsabilidade de cada escola, substituindo a Pedagogia da Repetência por uma Pedagogia do Sucesso. A defasagem escolar reflete o problema número um da educação brasileira: baixa qualidade do ensino, expressa nos altos índices de reprovação e abandono escolar, além dos baixos níveis de aprendizagem. O elevado custo para manter os cerca de 12 milhões a mais de alunos defasados no Ensino Fundamental inviabiliza qualquer possibilidade de ampliação de recursos para a educação. Como nos demais municípios brasileiros, Planalto apresenta um alto índice de estudantes com defasagem escolar. Aproximadamente 20% do total de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino estavam defasados, isto é, estão atrasados em relação ao que seria um fluxo escolar normal. Assim, corrigir o fluxo escolar é pré-requisito para qualquer projeto de reforma e melhoria da qualidade da educação. Seguindo as orientações do PNE (Plano Nacional de Educação) e do PME (Plano Municipal de Educação) em sua Meta 7, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura – SMEC, criou o programa Acelera – Programa de Correção do Fluxo Escolar.

Metas

Corrigir a defasagem idade/série dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino através de programa de aceleração dos estudos.

Indicadores

Resultados

Ao finalizar o ano letivo de 2017 e entrada dos alunos que passaram pelo programa e se matricularam em 2018 no Ensino Fundamental II, foi observado que estes mesmos obtiveram sucesso nessa nova etapa, mostrando assim que o Programa de Aceleração ajudou-os a seguir os estudos sem perdas de aprendizagem, também já contamos com um número menor de turmas de aceleração, mostrando assim que estamos conseguindo alcançar a Meta 7 do PNE/PME

Informação Adicional