Equipe de endemias realiza bloqueio contra a dengue no Município.

02/04/2020 às 14h30

Simultânea as ações diárias de prevenção para que se evite a transmissão do COVID-19 no Município, a equipe de combate à endemias da Vigilância Epidemiológica do Município tem realizado intervenções contra os focos de dengue nas residências.

Com o objetivo de diminuir os casos da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, os agentes comunitários de endemias realizaram o serviço conhecido como bloqueio na manhã desta quinta-feira, 02. Trata-se da aplicação de inseticida com bolsa costal (UBV leve) para eliminar o mosquito na fase adulta. A estratégia é pontual e acontece quando há notificação e casos suspeitos de dengue. Os agentes tem atuado em dois pontos estratégicos na cidade, em um raio de 50 metros (frente, fundo e laterais) das residências no qual possuem pacientes infectados e\ou suspeitos.

Essa medida vem sendo adotada pela Vigilância Epidemiológica para evitar que Planalto seja infestada pelo mosquito e a população sofra com surtos de dengue.

Com base nas informações repassadas pela Vigilância Epidemiológica, os agentes tem realizado a aplicação do inseticida na quadra onde as suspeitas foram notificada. Antes disso, a equipe percorreu quintais e terrenos para retirar todo material que possa acumular água e servir de criadouro para o vetor. Os moradores também são informados da situação e orientados a manter a vigilância, contribuindo assim para eliminar a água parada e a consequente proliferação do mosquito.

Atualmente, o município tem 01 caso confirmado e 03 casos suspeitos, por isso o alerta para que todos os cuidados sejam tomados e redobrados durante esse período. Fique atento aos possíveis focos de proliferação no seu quintal! Cuide de você e da sua família!