2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo

VI Encontro de Capoeira é realizado no Distrito de Lucaia.

Fonte: ASCOM
18/10/2018 às 00h08

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Grupo de Capoeira Memória de Bimba, núcleo de Lucaia realizou nesse último final de semana, nos dias 16, 17 e 18 de junho, o VI Encontro de Capoeira, organizado pelos professores Vinicius (Ratão), Rony (Farofa), Cleber (Goy), Joelma (Mascotinha) e Celso, com a supervisão do Contra Mestre, Sandro. O grupo possui sede em Vitoria da Conquista e núcleos em vários outros municípios, como Planalto, Barra do Choça, Itambé, Caetano, Piripá, Tanhaçu e outros.

O evento contou com uma programação bem variada, palestra, bate-papo, oficinas de capoeira, rodas, samba de roda, mantendo assim, a capoeira difundida e preservada. Na sexta-feira (16), a abertura do evento foi realizada com uma palestra da Professora Juliana Souza, especialista em Cultura Afro Brasileira, Estudos Sociais e Humanidade, com o tema “A Militância do Negro na Sociedade Atual” e, em seguida aconteceu uma roda de Capoeira acompanhada de samba de roda.

No sábado (17), o evento foi iniciado com uma grande roda de capoeira, e em seguida uma oficina de capoeira ministrada pelo Contra Mestre Marcelo (Bicudo). A tarde , foi realizada oficina de capoeira ministrada pelo Contra Mestre Badaga e, em seguida um bate-papo com diversos temas, como Militância do Negro e do Pobre na Sociedade e suas oportunidades para ingressar numa educação de qualidade e o reflexo disso no mercado de trabalho. Logo em seguida, a programação do sábado foi encerrada com um grande samba de roda aberto para toda comunidade.

E no domingo (18), os organizadores promoveram roda de capoeira, apresentação dos convidados, falas de autoridades presentes, homenagens, batizado e troca de cordões dos alunos participantes do projeto social, encerrando com agradecimentos e uma roda de capoeira.

“Todo esse trabalho realizado pelo Grupo de Capoeira Memória de Bimba é sem fins lucrativos, pois já sabemos das condições do nosso povo e através da capoeira tentamos ajudar a melhorar o meio em que vivemos trazendo um pouco de esporte, cultura, música, educação, respeito entre muitos outros saberes que essa arte nos ensina”, disse Vinicius, um dos organizadores do evento.

O evento vem crescendo desde a sua primeira edição e a realização deste ano contou com o apoio dos comerciantes locais e da Prefeitura Municipal de Planalto.