Secretaria de Assistência Social fortalece proteção às crianças e adolescentes com várias ações no 18 de maio.

20/10/2018 às 18h49

No dia nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes , a gestão municipal, por meio dos setores da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação chamaram a atenção da sociedade para a causa.

Durante toda a semana, o CRAS, CREAS, Conselho Tutelas, Bolsa Família, CMDCA, CMAS em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação realizaram ações educativas e de mobilização contra a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Intervenções, abordagens, distribuição de panfletos, palestras, apresentações teatrais e outras atividades fizeram parte dessa programação.

As escolas do Município foram agraciadas com 23 apresentações teatrais conduzidas pelos personagens Rosinha, Chico e Leleia que retratou de forma lúdica o significado do abuso sexual, como reconhecer casos em crianças e adolescentes e o que deve ser feito, caso isso ocorra. “Gostei muito da apresentação, conseguir aprender e falou de um jeito muito claro que deu para todas as crianças entenderem”, disse, Thaeme Victória, aluna do 4º ano da Escola Davina Lins de Albuquerque.

Para Alana Sacerdote, Diretora da Escola Municipal Rômulo Galvão foi muito importante a participação das escolas nas ações do 18 de maio. ” A Escola participou de forma ativa, pois além de envolver a comunidade escolar, também envolveu a família. Com as ações desenvolvidas, detectamos alguns casos que já foram encaminhados para os órgãos competentes. A mobilização de 2018 foi muito mais eficaz do que as anteriores, pois houve realmente o funcionamento da REDE de proteção à Criança e ao Adolescente. Os profissionais envolvidos no trabalho realmente entenderam que atendemos o mesmo público e precisamos falar a mesma língua no combate ao abuso sexual”, disse.

“Como coordenadora do CRAS e Presidente do CMDCA, foi gratificante participar ativamente da campanha de 18 maio este ano e o mais importante em toda esta mobilização é que já estamos colhendo resultados. Durante as atividades, alguns casos já foram identificados e estaremos trabalhando por esta causa, pois a equipe está cada vez mais unida para garantir os direitos das crianças e adolescentes da nossa comunidade”, contou, Elissandra Amaral.

Jamile Pires, Psicóloga do CREAS demonstrou a sua satisfação e felicidade em colher os frutos positivos que as ações já geraram.” Foi uma campanha linda, marcada por parcerias e vontades de fazer a diferença, com apoios e incentivos em defender os direitos sexuais das crianças e adolescentes do Município. A proposta foi informar, sensibilizar, mobilizar e convocar todos a participarem dessa luta conosco e tenho certeza que conseguimos. Feliz pelo trabalho realizado e mais feliz ainda pelos resultados que já alcançamos. Algumas denúncias foram recebidas no período da campanha, faremos os encaminhamentos e tratamentos devidos, fazendo bonito e garantindo o direito dessas e de todas as crianças e adolescentes de terem o desenvolvimento de sua sexualidade segura e protegida. Ressalto que o tema será assunto durante todo o ano. FAÇA BONITO com a gente!”, expressou.

Apesar do 18 de maio já ter passado, as ações de conscientização se estenderão por mais tempo, visto vez que o trabalho de proteção às crianças e adolescentes deve ser executado diariamente para que as estatísticas diminuam cada vez mais. “Plantamos uma semente de esperança e quem sabe de alerta … pois, como diz a música de Ivan Lins :

“Depende de nós

Quem já foi ou ainda é criança

Que acredita ou tem esperança

Quem faz tudo pra um mundo melhor””, finalizou a Secretária de Assistência Social, Rosineide Rodrigues.