2034

Prefeitura Municipal de Planalto

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Planalto

Saúde promove ações do Agosto Dourado nas UBS’s do Município.

Fonte: ASCOM
20/10/2018 às 22h57

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


No intuito de dar visibilidade às ações de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha Agosto Dourado, mês destinado à sensibilização social para a importância deste ato de amor e doação entre mãe e filho(a).

O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês. Em todas as Estratégia Saúde na Família (ESF), foi preparado um ambiente especial em alusão a campanha com a participação de todas as equipes de saúde. A iniciativa visa conscientizar as futuras mamães sobre a importância da amamentação, já que o leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber nos primeiros meses de vida.

Nas ESFs foram realizadas palestras e orientações sobre a importância da amamentação nas consultas de pré-natal, puérperas e nos grupos de gestantes. Essas atividades ocorreram durante todo o mês de agosto e foi encerrado na manhã de ontem, 30, com uma roda de conversa no centro de saúde com gestantes de toda a zona rural e outras atividades nas demais unidades de saúde da sede e do campo.

Na oportunidade foi realizado testes rápidos, coleta de sangue para exames laboratoriais, sorteio de brindes e ensaio fotográfico. O momento contou com a participação das enfermeiras (os), Vanessa Andrade, Wallas, Mariana, Jéssica, Maiana e Wesley, além da presença do psicólogo, Renato, da fisioterapeuta, Débora e do Coordenador de Programas Sociais, Rafael Alves.

“Agosto marca mais um evento importante na saúde pública municipal. Realizamos ações voltadas para a amamentação, com rodas de conversas e palestras sobre a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e os cuidados que a mãe deve ter com a própria alimentação. O objetivo da SMS de Planalto com essas atividades foi sensibilizar as futuras mamães que a amamentação é um ato de amor e doação!”, informou, Alane Ferraz Sousa, Coordenadora de Atenção Básica.