Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Capoeira
Neste final de semana, foi realizado o IV Movimento Cultural de Capoeira do Município, realizado pelo grupo de capoeira Explosão Cultural e organizado pelo Professor Nilvando (Magrelo) e alunos.
O evento contou com a presença do Prefeito Edilson Duarte e de mais de 170 pessoas que participaram de sambas de roda, maculelê, dança afro, puxada de rede, além de diversas atividades e cursos de capoeira.
“Esse movimento é apenas uma ampliação do trabalho de transformação social que já vem sendo feito há alguns anos pelo professor Magrelo e seu grupo. É o segundo ano que pude participar e vê de perto o amor que essas pessoas tem pela capoeira. A oportunidade de conhecer pessoas de outras cidades e presenciar o axé, a alegria que todos trazem pra esse movimento é algo sem igual. O evento foi um sucesso e o grupo está de parabéns”, disse, Alex Moraes, um dos participantes do projeto.
O professor do grupo Explosão Cultural ressaltou a importância da capoeira na transformação cultural, educativa e social. “Eu acredito que a capoeira é o maior veículo de transformação, pois a capoeira prega disciplina e educação,
sem falar nos benefícios, corpo saudável, melhora da auto-estima, da equilíbrio, elasticidade. Vivo sonhado com o dia em que a capoeira esteja dentro das unidades escolares como disciplina”, disse.
Mais de 20 cidades da Bahia participaram deste evento que reuniu apresentações culturais e entregas de cordas e certificado para os alunos da cidade. O grupo agradece o apoio que a Prefeitura tem dado junto a Coordenadoria de Cultura e Esporte. “Esperamos contar sempre com esse apoio, pois o nosso trabalho é social e voluntário e essa iniciativa é de muita importância para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, finalizou Nilvando.